Anastácia
Metadados
Nome
Anastácia
Data de nascimento
15 de outubro de 1988
Introdução
Anastácia é uma cantora e compositora brasileira natural de Linhares, no norte do Espírito Santo. Sua carreira transita entre o samba e o pop, destacando-se por sua originalidade e parcerias com artistas renomados como Mart’nália, Maíra Freitas e Arlindo Cruz, que compôs a faixa “Não Penso Em Mais Nada” especialmente para ela.
História
Nascida em 15 de outubro de 1988, Anastácia Santana Monteiro é formada em música e já atuou como saxofonista e estudante de canto clássico. Seu disco de estreia, intitulado “Anastácia”, apresenta oito músicas e uma vinheta, com arranjos modernos que unem instrumentos de diferentes famílias, resultando em um samba contemporâneo sem o tradicional violão de sete cordas, mas com destaque para teclados e percussões. Como ela mesmo diz: “Na época, optei por mostrar essa minha pluralidade através dos discursos, que são voltados para a liberdade do corpo feminino, que vão um pouco fora do que o samba prega em algumas letras. Decidi mostrar qual é a minha, o que eu sou, essa pessoa boêmia, plural, meio que anti-heroína de mim mesma. Foi minha maneira de mostrar que não era só ali que eu ia ficar”
Em 2025, lançou os singles “Me Deixa” e “Te Dengar” e prepara o lançamento de “Quarta-Feira”, com videoclipe realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.
É também vocalista do Ambulantes, projeto de pop funk mantido em dupla com o guitarrista e produtor musical Iuri Nascimento.
Além disso, Anastácia foi reconhecida nacionalmente ao ser a única capixaba selecionada para integrar um catálogo de cantoras negras brasileiras, destacando-se por sua contribuição à música e representatividade .
Atuação
Discografia
Anastácia (2021) | EP Remix (2022)
Spotify
Referências
ALMEIDA, Aline. Capixaba Anastácia é destaque nacional em catálogo de cantoras negras. Disponível em https://www.agazeta.com.br/hz/cultura/capixaba-anastacia-e-destaque-nacional-em-catalogo-de-cantoras-negras-0525#:~:text=A%20cantora%20linharense%20Anast%C3%A1cia%20acaba,resgata%20hist%C3%B3rias%20muitas%20vezes%20esquecidas | CABAÑA, Lucas. Anastácia celebra a cadência do seu samba com filme e single. Disponível https://www.bandab.com.br/cultura/musica/anastacia-celebra-a-cadencia-do-seu-samba-com-filme-e-single/ | CARVALHO, Flávio. Capixaba Anastácia mostra pluralidade de sua música em novos remixes. Disponível em https://tribunaonline.com.br/entretenimento/capixaba-anastacia-mostra-pluralidade-de-sua-musica-em-novos-remixes-115659?home=esp%C3%ADrito+santo | FERREIRA, Mauro. Anastácia, voz capixaba das rodas cariocas de samba, pede passagem com o primeiro álbum. Disponível em https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2021/12/02/anastacia-voz-capixaba-das-rodas-cariocas-de-samba-pede-passagem-com-o-primeiro-album.ghtml

