Cecitônio Coelho
Metadados
Nome
Cecitônio Coelho
Data de nascimento
11 de maio de 1964
Introdução
Músico e compositor Cecitônio Coelho, nascido aos 11 de maio de 1964 na cidade de São Mateus, norte do Espírito Santo. Filho de Zulmira Ferreira e Oraldo Coelho, ex-maestro da "Lira Mateense" banda penta-campeã dos encontros de bandas civis no estado, regida desde 1975 pelo seu irmão Datan Coelho. Cecitônio Participou de um programa de calouros promovido por uma banda de baile local, que aconteceu de dezembro de 1975 á setembro de 1977 tendo sua final no parque de exposição dentro da festividade distrital de São Mateus, conquistando o primeiro lugar com a música "Serafim e seus filhos" de Rui Maurity. Em 16 de junho de 1978 Cecitônio e seu irmão Datan Coelho, fundaram o Regional Pizindim, grupo de chorinho e gafieira onde Cecitônio tocava cavaquinho e violão.
História
1. Início e formação musical: Cecitônio Coelho nasceu em 11 de maio de 1964, em São Mateus (ES), em uma família musical. Filho de Oraldo Coelho, ex-maestro da banda Lira Mateense, e irmão de Datan Coelho, começou sua trajetória artística cedo, vencendo um concurso de calouros em 1977. Em 1978, fundou com seu irmão o grupo Regional Pizindim, dedicado ao chorinho e gafieira.
2. Banda Pizindim e trajetória teatral: O grupo evoluiu para a Banda Pizindim em 1979, adotando repertório variado e se apresentando em diversos estados. Em 1980, participou da peça “Os Palhaços Não Podem Morrer” com o GRUMATA, que venceu o Festival de Teatro Amador de Vitória. Cecitônio atuou como músico e cantor, ampliando sua atuação artística.
3. Festivais e carreira solo: Entre os anos 1980 e 1990, Cecitônio participou de diversos festivais, sendo premiado com composições próprias como “A Dona da Calçada” e “Estrela Morena”. A partir de 1992, seguiu carreira solo, apresentando-se em bares e projetos culturais como o Show Vitória, realizado em várias cidades capixabas e apoiado por instituições como a Petrobras e a UFES.
4. Produção musical e colaborações: Participou de gravações de CDs com artistas como Dennise Pontes, Nô Stopa e Márcia Coradine. Atuou como violonista, arranjador e compositor, e também esteve envolvido em projetos literários e culturais, como o lançamento do livro de cordel “A Cultura Popular na Educação” em Mato Grosso do Sul, além de integrar o Projeto Pixinguinha 2005.
5. Atuação recente e projetos atuais: Nos anos 2000, Cecitônio integrou o Grupo Ilha, dedicado ao samba de raiz, e participou de eventos como o FEMUSQUIM, shows com Elba Ramalho e gravações como arranjador e violonista em CDs e DVDs educativos e culturais. Atualmente, trabalha na finalização do CD autoral "Pedacinho do Brasil", com patrocínio da Lei Rubem Braga.
Influenciou uma geração de músicos da Sociedade Musical Lira Mateense.
Suas principais influências foram Datan Coelho e Horaldo Coelho.
Atualmente mora em Vitória onde faz diversos shows, participações especial e gravação de albuns. Trocou o trompete pelo violão de Sete Cordas.
Atuação
Discografia
Pedacinho do Brasil (2021) | Coletânea Autoral (2021) | É muita História pra Cantar (2021) | 60 Anos (2024) | Coisa Boa (2025)
Spotify
Referências
COELHO. Cecitônio. Biografia no site Letras. Disponível em https://www.letras.com.br/cecitonio-coelho/biografia

